sábado, 14 de dezembro de 2013

Enterro Nelson Mandela - Veja

Anúncios Patrocinados:


O funeral do ex-presidente da África do Sul e líder antiapartheid, Nelson Mandela, será marcado por uma série de rituais especiais, carregados de simbolismo.

Ele será enterrado neste domingo, na cidade onde cresceu, Qunu, na província de Cabo Oriental em cerimônia restrita a parentes e convidados.

Neste sábado, o corpo chegou ao pequeno vilarejo, sob forte aparato de segurança, vindo de Pretória, onde fora velado por três dias.

Celebrada pelo clã Thembu, a cerimônia seguirá a tradição Xhosa, etnia à qual Mandela pertence e da qual é considerado um líder.

Segundo a tradição Xhosa, quando alguém morre longe de sua casa, como o ex-líder sul-africano (que faleceu em sua residência em Joanesburgo), rituais de 'retorno simbólico' têm de ser realizados.

Por trás da liturgia, explica o especialista Somadoda Fikeni, está a crença de que a alma do morto precisa voltar para casa, além de ser reunida no funeral com seus restos mortais, de forma a alcançar sua 'harmonia espiritual'.

Caso esses rituais não sejam executados, os membros da etnia Xhosa acreditam que o espírito poderia vagar sem descanso, trazendo azar à família do morto.

Por outro lado, o cumprimento da tradição agradaria ao criador e aos antepassados (mediadores entre o criador e os vivos), trazendo sorte e proteção à família de quem morreu.

Se alguma das etapas não for cumprida, a cerimônia precisa corrigir "o erro", de maneira a aplacar a fúria dos ancestrais e do criador.

Enquanto os restos mortais são transportados de volta para casa, um membro sênior ou especialista na tradição Xhosa é selecionado para celebrar os rituais necessários para invocar o retorno do espírito.

Entre esses ritos, estão conversar com o morto, indicando que a jornada de retorno a seu local de nascimento e onde o seu cordão umbilical foi enterrado, está começando.

Ervas especiais e remédios são ocasionalmente usados na cerimônia. O espírito é guiado à sua casa à medida que os nomes dos rios e dos lugares que ele cruzou são mencionados.

Uma das etapas inclui a invocação do izibongo (canções da família ou do clã) e a menção dos antepassados, com quem o morto "se reunirá".

Na chegada, o espírito também é informado de seu retorno e solicitado a ajudar a fazer a mediação com o criador e com os ancestrais para proteger a família e a nação.

No momento do enterro, um boi é sacrificado por uma pessoa designada que usa uma lança tradicional da casa do morto ou de seu clã.

Se a vaca, o boi ou o touro sacrificado "berrar" durante o sacrifício, trata-se de um sinal de que os ancestrais estão agraciados e darão as boas-vindas à pessoa que partiu. VEJA FOTOS DO VELÓRIO DE Nelson Mandela
Anúncios Patrocinados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário